quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Solicitação de esclarecimentos de um cidadão brasileiro à Comissão Nacional da Verdade (CNV)

Por Felisberto Cerqueira de Jesus Filho

À Comissão Nacional da Verdade:

CNV entrega relatório à Presidenta Dilma. Foto: Thiago Vilela
Fonte: Site Oficial da Comissão Nacional da Verdade
Na qualidade de cidadão brasileiro em pleno gozo de seus direitos civis e políticos, mui respeitosamente gostaria de um esclarecimento.

Comecei a ler hoje o relatório final (aqui) dessa Douta Comissão, mas me surgiu uma dúvida.

Cabia à CNV apurar tão somente os crimes cometidos pelos agentes do Estado Brasileiro, ou em nome da verdade real cabia à CNV apurar também as violações aos direitos humanos cometidos por todos os lados envolvidos naqueles conflitos, isto é, os agentes do Estado e os então "subversivos"?

Pelo que li até agora, dá a FALSA NOÇÃO que só os agentes do Estado Brasileiro cometiam abusos contra os direitos humanos. É bem verdade que a máquina repressora do Estado Brasileiro era infinitamente maior que o conjunto de pessoas que lutavam para implantar outro regime político no Brasil, daí a quantidade maior de agentes do Estado envolvidos em episódios de quebra dos direitos humanos, mas os que lutavam contra o regime cometeram atrocidades e sérias violações aos direitos humanos.

Reitero o questionamento, cabia à CNV apurar as violações ao direitos humanos que os então "subversivos", os que não eram agentes do Estado cometeram?

Sou absolutamente contra qualquer tipo de violação aos direitos humanos, seja ela perpetrada por QUALQUER PESSOA e não só as perpetradas pelos agentes do Estado. A verdade tem que ser ampla, geral e irrestrita.

TODOS que violaram os direitos humanos estão em débito com a sociedade brasileira, mas reitero TODOS, agentes do Estado ou não. Aí sim teremos uma VERDADE com letras maiúsculas e não uma verdade parcial, uma meia verdade, que na prática não é verdade.

Caso não caiba a essa Douta Comissão apurar os crimes praticados no regime de exceção, dos que não eram agentes do Estado, sugiro que isso seja divulgado claramente à população e que se sugira à Exma. Sra. Presidente da República que dentro da própria CNV se instaure uma comissão para apurar os crimes dos que NÃO ERAM AGENTES DO ESTADO e lutavam para implantar regimes políticos diversos no país, entre os mais "badalados" a ditadura do proletariado.

Aguardo resposta.

Respeitosamente.

"Fiat voluntas tua"


Fonte: Recebido pelo facebook.

___________________________
Felisberto Cerqueira de Jesus Filho é advogado.